Monday, June 18, 2012

Para os mais curiosos...

UM EQUIPAMENTO RENTÁVEL!!?
(para os mais curiosos...)


Foi em 1990 que a primeira Amassadeira Ferneto surgiu no mercado de panificação português.
Na época, o seu sistema de amassadura em formato de espiral era rotulado como um sistema que sobreaquecia as massas, prejudicando a qualidade do pão. Contudo, o uso de 2 velocidades (tina e gancho) sincronizadas com o centro da tina em cone permitiu fabricar massas a temperaturas adequadas sem as rasgar e reduzindo os tempos de produção. Permitiu, ainda, a elaboração de
massas com níveis de hidratação superiores a 90%. Em conjunto, todos estes factos rapidamente desfizeram o mito.

Atualmente, a gama de Amassadeiras Ferneto (de 15 a 200Kg de farinha) apresenta, para além das vantagens mais conhecidas, uma série de inovações que a posicionam como uma das nossas referências. Quem a conhece, sabe do que falamos.

- estrutura elevada em relação ao solo construída em aço inoxidável (permite uma fácil higienização e limpeza)
- inversão de tina (para melhor envolvimento dos ingredientes)
- dreno (para fácil escoamento de líquidos retidos na tina)
- doseador de água integrado (para maior controlo das suas receitas)

Tuesday, June 5, 2012

EXPOSUPER 2012 (Brasil)

De 19 a 21 de Junho realizar-se-á a feira Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercados, um dos maiores eventos em geração de negócios do Estado de Santa Catarina e do Brasil.
Nesta edição, a ACATS (Associação Catarinense de Supermercados) reúne mais de 300 expositores e estima a presença de 35 mil visitantes.

Através do nosso representante local, a Inbake, estaremos presentes neste certame expondo algumas das mais recenrecentes inovações para o mercado brasileiro.
A Inbake está a operar nos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul desde o início de 2012. Visite-nos no stand C47!


www.ferneto.com / máquinas para padaria e pastelaria

Monday, June 4, 2012

Pela Pastelaria Portuguesa.... Festival do Pão-de-Ló de Ovar

De 8 a 10 de Junho será realizado a 2ª edição do Festival do Pão-de-Ló de Ovar, uma iniciativa enquadrada no projecto "Ovar - Um centro urbano, criativo e sustentável”.
Para além dos diversos expositores de Pão-de-Ló existirá uma área de demonstração que dará a conhecer o método de fabrico desta tao deliciosa iguaria.

Este evento está a ser promovido pela Câmara Municipal de Ovar em parceria com Associação Produtores Pão de Ló de Ovar e conta com o nosso apoio, nomeadamente com o empréstimo de uma batedeira planetária.

Polónia: Bolas de Berlim… e Pão Português!

Nos passados dias 12 e 13 de Março realizou-se, no sul da Polónia, um evento especialmente dedicada aos sectores de panificação e pastelaria polacos.

Organizado por uma empresa do sector e denominado por “Open Days”, este evento reuniu vários players e intervenientes do mercado polaco e do mercado internacional, contando com diversas demonstrações, palestras e outras actividades envoltas à temática da padaria e da pastelaria polaca.

Várias foram as experiências e acções criativas desenvolvidas em torno de uma das maiores referências da pastelaria tradicional: a Bola de Berlim. Apelidada de “Pączki” na Polónia, estas foram produzidas in loco por profissionais acreditados do sector e que, pormenorizadamente, destacaram as diferentes fases de concepção do produto: amassadura, levedura, divisão, enrolamento, fritura, recheios, cobertura e apresentação final.

Apesar desta forte incidência no produto Bola de Berlim, houve ainda “espaço” para a apresentação do Pão de Água tipicamente português. Este, pela admirável apresentação na textura exterior e no miolo alveolar, para além do prazenteiro sabor que o caracterizam, deixaram “de água na boca” as centenas de visitantes vindos de outras regiões da Polónia, da Croácia e da Ucrânia.

Este evento contou com o apoio técnico e comercial da empresa Ferneto junto do seu agente local.



UMA CIÊNCIA EXACTA – Jornadas Técnicas de Panificação (Castilha y León – Espanha) UNA CIENCIA EXACTA – Jornadas Técnicas de Panificación (Castilla y León – España

Mais do que uma junção entre ingredientes, máquinas e profissionais, a padaria é uma ciência exacta que, pela diversidade de relações, pelos inúmeros condicionalismos e pela criatividade que lhe é possível, transformam-na numa verdadeira paixão para aqueles que nela trabalham.
Foi, sob este preambulo, que Castilha y León se tornou num ponto de destaque para a o sector da panificação espanhola aquando da realização das Jornadas Técnicas de Panificação nos dias 21 e 22 de Maio.

Organizadas pela empresa Ferneto nas instalações do CETECE (Centro Tecnológico de Cereales de Castilla y León), as jornadas representaram, acima de tudo, uma nova abordagem à indústria da panificação, convergindo temáticas, conhecimentos e experiências que interessam profissionais, investidores e, até mesmo, consumidores.

Conhecer a verdadeira essência do pão através das propriedades dos cereais e das farinhas, comparar a rentabilidade entre os sistemas de amassadura (convencional e espiral), reconhecer a importância dos equipamentos para a poupança (eficiência energética de motores e outras componentes, manutenção preventiva), aperfeiçoar o pão tendo a partir dos clientes-alvo analisando através dos 5 sentidos e conhecer alguns dos fundos e créditos existentes no sector foram as principais temáticas destas primeiras Jornadas.

Este evento que contou com a colaboração das empresas Fastfer, Puratos, Seintec, Distribuiciones Jesús Palenzuela e do centro CETECE, está enquadrado na estratégia de mercado definida para o território espanhol.












UNA CIENCIA EXACTA – Jornadas Técnicas de Panificación (Castilla y León – España)

Más que una simbiosis entre ingredientes, máquinas y profesionales, la panadería es una ciencia exacta que, por la diversidad de relaciones, por las innumeras condicionantes y por la creatividad, la han transformado en una verdadera pasión para aquellos que en ella trabajan.

Bajo este preámbulo, que Castilla y León se tornó en un punto de destaque para el sector de la panificación española, en la realización de las Jornadas Técnicas de Panificación en los días 21 y 22 de Mayo.

Organizadas por la empresa Ferneto en las instalaciones del CETECE (Centro Tecnológico de Cereales de Castilla y León), las jornadas representaron, principalmente, una nueva forma de abordar la industria de panificación, mezclando temáticas, conocimientos y experiencias que interesan a profesionales, inversores y incluso consumidores.

Conocer la verdadera esencia del pan a través de las propiedades de los cereales y de las harinas, comparar la rentabilidad entre los sistemas de amasado (convencional y espiral), reconocer la importancia de los equipamientos para el ahorro (eficiencia energética de los motores y otras componentes, mantenimiento preventivo) perfeccionar el pan analizándolo a través de los 5 sentidos y conocer algunos de los apoyos y subvenciones existentes en el sector para este sector, fueron las principales temáticas de estas primeras jornadas.

Este evento, que contó con la colaboración de las empresas Fastfer (basada en Vagos), Puratos, Seintec, Distribuciones Palenzuela y del CETECE, está encuadrado en la estrategia de mercado definida para el territorio español.

Ferneto, SA – Quatro anos depois!

No passado dia 18 de Maio realizou-se em Vagos a 4ª Assembleia Ordinária da empresa Ferneto S.A.
Foi no ano de 2009, que a Ferneto transformou a sua forma jurídica em sociedade anónima, procedendo em simultâneo, à abertura de capital a colaboradores, clientes e parceiros.

Este marco histórico, estratégico na política da empresa, reflectiu, uma vez mais, a forte ligação existente entre os clientes e a empresa. Segundo a Administração, esta relação de proximidade que percorre todos os momentos de contacto com o cliente: formulação do conceito de negócio, comercialização de equipamento, acompanhamento pós-venda e aconselhamento na própria expansão do negócio, tem contribuído de forma determinante para o crescimento e afirmação dentro e fora do país.

O conjunto de trabalhos proposto para a Assembleia foi totalmente cumprido pelos seus membros e, apesar da conjuntura económica desfavorável, a confiança e o positivismo fizeram reflectir-se em todos os presentes.

A procura e o desenvolvimento de novas soluções em equipamentos, a oferta de serviços mais focalizada nas necessidades do mercado, assim como, a maior aposta na internacionalização da empresa foram algumas das diretrizes apresentadas durante a Assembleia.